segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Às garotas e aos garotos do século passado



Ei, bonitona, por que você coleciona tantas contas e correspondências comerciais? O que houve com os seus papéis de carta? E com a espera no portão pelo carteiro com as notícias a punho da amiga que se mudou? Que carinha mais abatida. Onde você guardou seu brilho de morango? Menina, o que houve com seus pés?! Há quanto tempo eles não tocam o chão, nus? Me conta, o que anda te tirando o sono? Lembro-me bem que da última vez o motivo era aquele garoto (ai... ai...) do colégio, ainda é isso? Relaxa, pegue aquela sua fita K7 “Pop Cine Pop”, aquela que tem a música do filme “Footloose”, e coloque para tocar! Solte o cabelo e pule em cima da cama! É um santo remédio! Se não funcionar? Não se preocupe, lembra que você marcou com a sua Amiga de ir à casa dela para atualizarem as novidades? Então! Ah, só não esqueça de encher o pneu da bicicleta e de levar o seu caderno de perguntas porque ela ainda não respondeu.
Psiu, você, garoto! Aonde vai com tanta pressa? A banca ainda não abriu. Sei que você deve estar ansioso para comprar suas figurinhas. Falta muito para completar o álbum? Posso te contar um segredo? Sabe aquela menina que você gosta? Então, ouvi ela falando de você hoje no recreio. Não, não sei o que ela disse, mas ouvi o seu nome. Nossa, eu já ia esquecendo de te avisar, sua mãe disse que aquele seu Amigo passou na sua casa e disse que o jogo vai ser amanhã, às três e meia, e que é para você levar a sua bola porque a dele furou e... o que houve com as suas mãos? Há quanto tempo você não sobe em uma árvore? Enfim, depois a gente cuida disso, agora se apresse, tire essa camisa e esses sapatos apertados que vem uma chuva boa por aí e, com o calor que tá, a gente não pode perder uma gota sequer. Não se preocupe, “Os cavaleiros do Zodíaco” só começa às seis, a gente tem tempo.
Ah, só mais uma coisa, vocês dois, desfranzam essas testas, deixem para franzi-las quando forem adultos e tiverem problemas “reais” para isso. Por enquanto aproveitem, porque essa fase passa muito rápido... muito... e dizem que deixa uma saudade...

Lici Cruz

Nenhum comentário: